Seguidores

Visitantes ONLINE

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Usuários e funcionários pedem mais segurança no centro de saúde

Quarta-feira, 30 Maio, 2012
audiência pública sobre os  problemas do centro de saúde cidade Ozanan
Audiência pública realizada nesta quarta-feira (30/05), pela Comissão de Saúde e Saneamento, discutiu a falta de segurança no Centro de Saúde Cidade Ozanan, no bairro Ipiranga (região Nordeste da Capital). Solicitada pelo vereador Márcio Almeida (PRP), a audiência recebeu entidades representativas de moradores e usuários, membros da Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração Regional Nordeste, Distrito Sanitário e Guarda Municipal para buscar soluções para a vulnerabilidade do posto diante de roubos e assaltos, além da carência de medicamentos, falta de médicos na equipe e conflitos no atendimento ao cidadão.
O vereador Márcio Almeida explicou que o Centro atende a várias comunidades na região, como os bairros Nova Floresta, Ipiranga, Graça e Silveira, mas tem sofrido com roubos frequentes, ocasionando prejuízos e dificuldade no atendimento. “Não podemos permitir que esses assaltos aconteçam, por isso pedimos o apoio da Guarda Municipal. Os funcionários reclamam que o guarda trabalha apenas do lado de dentro e vai embora antes de anoitecer, deixando o Centro muito vulnerável à ação de bandidos”, afirmou o vereador.
A Guarda Municipal esclareceu que os guardas, por força legal, só podem cumprir 8h de serviço diário, e para cobrir o horário de funcionamento do Centro, seriam necessários dois guardas por unidade, porém, não há efetivo suficiente para os 147 centros de saúde da Capital. Representante da corporação, José Chagas Couto, explicou que tem uma equipe de 2.632 guardas, mas existe uma demanda, em toda a cidade, para mais de seis mil. A solução proposta foi a troca do horário de trabalho dos guardas, o que poderia ser negociado com a gerência de cada centro em acordo com a rotina de atendimento e perfil do entorno.
“Logo após os dois últimos roubos, em abril deste ano, que aconteceram no período da noite, decidimos trocar o horário do guarda, que saía às 16h. Ele chega mais tarde e fica até as 19h”, afirmou a gerente do Centro de Saúde Cidade Ozanan, Mônica Guimarães. “Mas é preciso destacar que é fundamental a presença do guarda no posto durante o dia, não só para segurança do patrimônio e dos funcionários, mas dos próprios usuários. O guarda ajuda, inclusive, na redução de conflitos e tumultos”, completou.
Após vistoria técnica, a Guarda apresentou relatório com propostas complementares de melhorias para ampliar a segurança do Centro, como aumentar a iluminação na rua dos fundos, colocar grades nas janelas, elevar o muro e instalar cercas cortantes sobre ele. A gerência do Centro garantiu que já tomou as medidas para instalação das cercas nas próximas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário